Teses e Dissertações - Egressos
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Gabrielle Audrey da Sousa Costa | Portas para o riso: narrativas do trabalho sério de uma professora que ri com as crianças | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Ivan Gimenes de Lima | Violência escolar e linguagem corporal: diálogos com professoras | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Leila Cristiane Finoqueto | De festivais a festivais: a construção de uma professora da disciplina dança dentro do curso superior de educação física no extremo sul do Brasil | Márcia Strazzacappa | Pós Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Annaline Curado Piccolo | MAR- Metologias Artísticas Relacionais | André Luiz Gonçalves Oliveira | Doutorado |
| Elisangela Germano de Oliveira | As relações entre a professora-artista-pesquisadora, os estudantes e as práticas artísticas contemporâneas. | André Luiz Gonçalves de Oliveira | Mestrado |
| Giuliana Trazzi | O Corpo em Cena na Escola Pública | André Luiz Gonçalves Oliveira | Mestrado |
| Letícia Frutuoso | O Teatro do Oprimido e a metodologia MEET (Medical Education Empowered by Theater): caminhos possíveis para identificar opressões na formação médica | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Marina Cyrino | A formação de professores(as) sob a perspectiva da profissionalização: a análise de práticas como possibilidade | Eliana Ayoub | Pós Doutorado |
| Michel Marcelo Monteiro dos Santos | Poesia e Educação Emancipatória. O Slam como manifestação artística. | André Luiz Gonçalves de Oliveira | Mestrado Profissional |
| Silvia Camara Soter da Silveira | Dança na escola (danse à l'école): saberes docentes e saberes da dança de artistas que atuam junto a escolas francesas | Marcia Strazzacappa | Pós Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Julia Marianno Marques Rezende | Quando redes e pedrinhas convidam as crianças para brincar: ambiente educador maleável e plural | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Michelle Guidi Gargantini Presta | A ginástica para todos(as) na formação continuada de professoras de creche: diálogos possíveis | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Katia Salib Deffaci | ESPIRAL: Educação Somática, Primeira Infância na Licenciatura em Dança | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Marinalva Rodrigues dos Santos | Brincando de circo: relato de experiência de uma professora-palhaça nas aulas de arte na escola Aruanda | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Carla Cristina Oliveira de Avila | Corpografias originárias: processo de imersão poética intercultural | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Priscili Silva de Moura | Saberes e sabores de professores de arte na educação básica | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Robinson Luiz Franco da Rocha | Os saberes docentes de professores de educação física: janelas para o ensino da educação física escolar | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Rosane Trindade | Contação de histórias e palhaçaria: caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica | Marcia Strazzacappa | Mestrado Profissional |
| Tiago Henrique Mendes | Tessituras do faz de conta no brincar: histórias que se contam, cantam e encantam | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Eduardo Augusto Ribeiro Ramiro | Formação continuada de educadoras: impactos do Programa Mesa Educadora para a Primeira Infância | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Mônica Caldas Ehrenberg | Educação, Educação Física e Arte: diálogos na formação continuada de professores | Eliana Ayoub | Pós Doutorado |
| Thais Sans Di Stefano | Reflexões sobre um trabalho corporal para crianças nos entrelugares da dança e do método Pilates solo | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Tomás Marcelo Vega | Horizonte Natural: Condições para uma Nova Geração de Inventores | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Adriano José Pinheiro | Movimentar pássaros do chão ao céu: uma experiência em dança na formação de professores | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Ana Cristina Rossetto Rocha | Memórias de iniciação artística e a criação de si | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| André Albino de Almeida | Autonomia e produção do conhecimento no percurso acadêmico de formação | Rogerio Adolfo de Moura | Doutorado |
| Giovanna Regina Sarôa | A constituição e o processo coletivo de criação do Grupo Ginástico Unicamp pelas vozes dos seus coordenadores | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Mirza Ferreira | Diálogos (im)possíveis entre a dança e o teatro: um olhar sobre a formação do artista cênico no CEFAR | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Henrique Lima Assis | Casas como museus: Narrativas afetivas de professores de Artes Visuais | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| Lucília Helena Franzini | A Construção do Projeto Estético da Criança da Primeira Infância | Ana Angélica Albano | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Ana Cristina de Moraes | Educação Estética de Pedagogos na Universidade Pública | Rogerio Adolfo de Moura | Doutorado |
| Anamaria Fernandes Viana | Dança e autismo, espaços de encontro | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Dolores Setuval Assaritti | A educação do corpo das crianças na escola em narrativas do cotidiano | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Ester Malka Broner Giannella | Cenografia do conhecimento: a dimensão estética da escola | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| Henrique Leonardo Dutra | Educação e cultura de tradição oral: Um encontro com a Pedagogia Griô | Rogerio Adolfo de Moura | Mestrado |
| João Alberto de Sousa Silva | Arte e escola: um encontro com o outro da poesia | Ana Angélica Albano | Mestrado |
| Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo | O carnaval é o quintal do amanhã: saberes e práticas educativas na escola de Samba Bole-Bole de Belém do Pará | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Gilbert de Oliveira Santos | Uma interpretação das artes guerreiras chinesas | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Henrique Leonardo Dutra | Educação e cultura de tradição oral: Um encontro com a Pedagogia Griô Rogerio | Adolfo de Moura | Mestrado |
| João Paulo Simão | Música corporal e o corpo do som: um estudo sobre os processos de ensino da percussão corporal do Barbatuques | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Larissa Graner Silva Pinto | O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola" | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Marina Balastreire Angelo | As práticas corporais no trabalho de professores de arte: um estudo em Várzea Paulista/SP | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Scheila Mara Maçaneiro | De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento,movimentando minha escrita: uma experiência A/R/tográfica em dança | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Luciana Lima Batista | O papel da arte nos programas de formação profissional do IFES-ES | Rogerio Adolfo de Moura | Mestrado |
| Priscilla Vilas Boas | A improvisação em Dança: um diálogo entre a criança e o artista professor | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Tânia Cristina Alves dos Santos | Narrativa e dramatização nos entrelugares da educação infantil | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Ana Cristina Rossetto Rocha | Educação musical e experiência estética: entre encontros e possibilidades | Ana Angélica Albano | Mestrado |
| José Henrique Souza | A arte da dança de salão e seus aspectos terapêuticos: um estudo de caso no Centro de Educação para a Vida Blanca Nieve Monte Mor/SP | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Juliana Alves Gurgel Fernandes | Prática do Aikido para formação de atores | Rogerio Adolfo de Moura | Mestrado |
| Lívia Rodrigues Pinheiro Leiria | Palavra, Corpo e Presença: A arte do professor contador de histórias | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Marina Moreto | O trabalho da arte na rua | Rogerio Adolfo de Moura | Mestrado |
| Nelson Figueiredo de Andrade Filho | Experiências de movimento corporal de crianças no cotidiano da educação infantil | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Rosvita Kolb Bernardes | Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Albor Vives Reñones | Construção e narrativa: sempre a terceira margem | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| Ana Maria Rodriguez Costas | As contribuições das abordagens somáticas na construção de saberes sensíveis da dança: um estudo sobre o projeto Por que Lygia Clark? | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Caroline Cardoso Silva | Percursos e deslocamentos: Histórias de formação de uma pedagoga no campo das ações sócio-educativas | Ana Angélica Albano | Mestrado |
| José Antônio de Oliveira Lima | Educação Somática: diálogos entre educação, saúde e arte no contexto da proposta de Reorganização Postural Dinâmica | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Lilian Freitas Vilela | Uma vida em dança: movimentos e percursos de Denise Stutz | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Simone Cristiane Silveira Cintra Silva | Narrativas poéticas autobiográficas: (auto) conhecimento na formação de educadores | Ana Angélica Albano | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Adilson Donizeti Ledubino | O processo colaborativo na formação do ator | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Conrado Augusto Gandara Federici | Giulio Caccini e suas novas músicas - um elogio ao canto | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Ester Malka Broner Giannella | Uma câmera na mão - a fotografia como fonte de reflexão do cotidiano escolar | Ana Angélica Albano | Mestrado |
| Laura Argento Luis da Silva | É forjando que nos tornamos ferreiros - criação teatral e criatividade na educação | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Lívia Tenório Brasileiro | Dança - educação física: (in)tensas relações | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Marina Hisa Matsumoto | O ensino-aprendizado do gesto na aula de educação física | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Marina Moreto | O trabalho da arte na rua | Rogerio Adolfo de Moura | Mestrado |
| Paula Cristina da Costa Silva | O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação física escolar | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Jaqueline de Meira Bisse | Dança e modernidade | Eliana Ayoub | Mestrado |
| José Rafael Madureira | Émile Jacques-Dalcroze: sobre a experiência poética da rítmica - uma exposição em 9 quadros inacabados | Eliana Ayoub | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Andrea Giovana Ferreira | Plantando sonhos - o teatro na escola | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Renata Bittencourt Meira | Baila Bonito Baiadô: Educação, dança e culturas populares em Uberlândia, Minas Gerais | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Valéria Maria Chaves Figueiredo | Gente em Cena: danças populares de Goiás | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Alexandre Randi | Palco, Academia e Periferia - A dissonante polifonia da Banda Bate Lata na (trans) formação de um educador | Ana Angélica Albano | Mestrado |
| Cristina Decico | O encanto do encontro - o jogo de faz de conta nas relações de ensino | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Jorge Luiz Schroeder | Corporalidade Musical: as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento | Marcia Strazzacappa | Doutorado |
| Karina Aparecida Pinto Silva Carvalho | Bastão em Punho - o relacionamento professor-aluno no ensino de ballet | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Michelle Guidi Gargantini Presta | Atividades rítmicas e gênero na educação física escolar | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Romildo Sotério de Magalhães | Corpo e palavra: signos da corporalidade na escola | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Carla Sílvia Dias de Freitas Morandi | Passos compassos e descompassos da dança na escola | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Gilbert de Oliveira Santos | Da capoeira e a educação física | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Conrado Federici | De Palhaço e Clown que trata de algumas das origens e permanências do ofício cômico e mais outras coisas de muito gosto e passatempo | Eliana Ayoub | Mestrado |
| Rosana Baptistella | Mulheres em Cozinhas e Terreiros, palcos do Chorado (MT) e do Batuque (SP) | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Marcia Aparecida Baldin Guimarães | O canto coletivo na educação infantil e no ensino fundamental | Célia Almeida | Mestrado |
| Marta Inês Schneider | A arte é feita com sangue, espírito e tumulto de amor: um estudo a respeito das reflexões de Mário de Andrade sobre arte e educação | Célia Almeida | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Marta Inês Schneider | A arte é feita com sangue, espírito e tumulto de amor: um estudo a respeito das reflexões de Mário de Andrade sobre arte e educação | Célia Almeida | Mestrado |
| Silvia Maria Cintra da Silva | Arte e educação - na confluência das áreas, a formação do psicólogo escolar | Célia Almeida | Mestrado |
| Sueli Ferreira | “Parece mas não é!": um estudo do movimento interpretativo da criança no diálogo com o texto visual | Célia Almeida | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Kátia Cristina Figueiredo Moura | Essas bailarinas fantasticas e seus corpos maravilhosos : existe um corpo ideal para a dança? | Marcia Strazzacappa | Mestrado |
| Mara Rosângela Ferraro | O Livro de Imagens e as múltiplas leituras que a criança faz do seu texto visual | Célia Almeida | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Ivone Mendes Richter | Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais | Célia Almeida | Mestrado |
| Jorge Luiz Schroeder | A música na dança: reflexões de um músico | Célia Almeida | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Luciana Grupelli Loponte | Imagens do Espaço da Arte na Escola: Um Olhar Feminino | Célia Almeida | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Maria Lourdes de Souza Medeiros | Educação sonora e ensino musical: uma proposta de repertório para crianças | Célia Almeida | Mestrado |
| Nome | Dissertação / Tese / Relatório | Orientação / Supervisão | Nível |
|---|---|---|---|
| Maria do Céu Diel de Oliveira | A Gravura e O Processo de Criação da Imagem: Um Olhar No Espelho | Célia Almeida | Mestrado |