Área:
Educação, conhecimento, linguagem e arte
Estudos e pesquisas sobre a educação, suas relações com a arte, a cultura, a história, as linguagens, sob o ponto de vista da complexidade de produção multidisciplinar do conhecimento em diferentes espaços e tempos e dos diferentes aspectos da formação de professores e pesquisadores.
Linhas de pesquisa:
Formação de professores, currículo, trabalho docente e avaliação:
Pesquisa em andamento:
TÍTULO DA PESQUISA: Imersões poéticas na interseção entre arte e saúde
RESUMO: Imersões Poéticas na interseção entre Arte e Saúde é uma pesquisa participante de abordagem qualitativa que visa difundir e estudar a efetividade de uma metodologia ativa de aprendizagem denominada MEET Medical Education Empowered By Theatre, desenvolvida por uma equipe transdisciplinar de pesquisa, (Carvalho, Ledubino, Frutuoso e Strazzacappa, 2019). Na presente etapa, almeja-se difundir a referida metodologia junto a cursos superiores do campo da saúde (medicina, enfermagem, fonoaudiologia, dentre outros) no Brasil e no exterior e confirmar a responsividade do MEET em diferentes realidades culturais. Por se tratar de uma pesquisa transdisciplinar, além de buscar qualificar a formação dos profissionais da saúde, visa-se igualmente a especialização de artistas cênicos para esse novo campo de atuação profissional: artistas na saúde.
FINANCIAMENTO: Bolsa PQ1C - ARTES
INÍCIO: março 2021
Pesquisa em andamento:
TÍTULO DA PESQUISA: Entre corpos, textos e contextos: linguagens da arte em narrativas de mulheres professoras
RESUMO: Este projeto de pesquisa está alocado no Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e situa-se na temática das "questões de gênero, raça e etnia" da Chamada "LinCAr 2022" da Fapesp. Trata-se de uma pesquisa narrativa que se apoia numa concepção dialógica e sócio-histórica de linguagem e que tem como objetivo primordial compreender como vem se dando o processo de constituição de mulheres - negras, indígenas e brancas - como professoras da educação básica em redes públicas de ensino de diferentes regiões do Brasil, e como esse processo de constituição docente vem sendo atravessado por diferentes formas de linguagem, especialmente aquelas que se manifestam por meio da arte, do corpo, da gestualidade, da expressão corporal. Interessa-nos ouvir essas mulheres professoras e, para tal, vamos convidá-las a tomar a palavra para produzir narrativas orais, escritas e visuais a respeito de suas histórias vividas na pluralidade de experiências entre sujeitos que interagem, que se relacionam e que se comunicam por meio de múltiplas linguagens, especialmente, das linguagens da arte. Nossa intenção é, igualmente, colocar em circulação sentidos acerca das relações de gênero e étnico-raciais com vistas a entender como elas se interseccionam nos processos de constituição docente dessas mulheres professoras. A investigação será conduzida por uma equipe interdisciplinar, com especialidades complementares e com diversificada experiência de pesquisa, composta majoritariamente por mulheres de diferentes instituições brasileiras (abrangendo as cinco regiões do país), além de uma universidade internacional.
FINANCIAMENTO: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
INÍCIO: 2023
Pesquisa em andamento:
TíÍTULO DA PESQUISA: ARTE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: poéticas, estéticas e éticas em ambientes educacionais
RESUMO: O presente projeto busca articular essa hipótese, a saber, de que a arte moderna se refere a objetos externos aos corpos, objetos sem matéria e sem história. Quando muito se fala de materialidade, mas não se remete a discussão aos corpos que fazem experiências em lugares específicos. O projeto também desenvolve a hipótese de que há um movimento contemporâneo, ao menos desde a década de 1960, envolvendo novas práticas artísticas (Performance, Instalação e Intervenção) e mesmo um novo paradigma filosófico, apontando para a necessidade de se tratar de corpos específicos que vivem e habitam lugares também específicos. Nesse sentido, por meio de pesquisa teórica e bibliográfica, também com análises de descrições de experiências e obras artísticas em diferentes contextos educacionais, espera-se refletir sobre a relevância das práticas artísticas contemporâneas como colaboradoras na construção de processos emancipatórios. Espera-se também realizar uma crítica das práticas artísticas consideradas vinculadas aos valores da modernidade/colonialidade, sobretudo conforme vivenciadas nos diferentes ambientes educacionais. Nessa crítica se buscará localizar os possíveis papéis e posicionamentos éticos assumidos por diferentes práticas artísticas nos ambientes educacionais..
Integrantes: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira - Coordenador.
INÍCIO: 2019