Pesquisa Laborarte

Área:

Educação, conhecimento, linguagem e arte

Estudos e pesquisas sobre a educação, suas relações com a arte, a cultura, a história, as linguagens, sob o ponto de vista da complexidade de produção multidisciplinar do conhecimento em diferentes espaços e tempos e dos diferentes aspectos da formação de professores e pesquisadores.
 

Linhas de pesquisa: 

Formação de professores, currículo, trabalho docente e avaliação:

Esta linha constrói seus temas de pesquisa tendo como princípio ações educacionais e suas implicações em relação à formação de professores(as), às políticas educacionais, à produção de saberes e conhecimentos interdisciplinares, às práticas de memórias, histórias e narrativas, assim como ao trabalho e a profissionalização docente, em contextos de educação básica, educação superior e educação não formal, na perspectiva de educação para todos(as).

 

Pesquisa em andamento: 

TÍTULO DA PESQUISA: Imersões poéticas na intersecção entre Arte e Saúde (etapa 2): diversidade.

RESUMO: Desenvolvemos uma metodologia ativa de aprendizagem denominada MEET Medical Education Empowered By Theatre (Carvalho et al, 2020), que abarca três campos do conhecimento: arte, educação e saúde. A metodologia tem como base os jogos teatrais do Teatro do Oprimido de Augusto Boal (2004) e a educação dialógica de Paulo Freire (1996). Na pesquisa que se finda, em atendimento às áreas prioritárias definidas pelo edital de 2020, difundimos a referida metodologia junto a alguns cursos superiores de Medicina nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, além de universidades no exterior (especificamente, em Groningen, Países Baixos; em Glasgow, Escócia; na Universidade de Laval, Québec, Canadá;  e em Hangzhou, China) para estudar a responsividade do MEET em diferentes realidades sociais e culturais. Na presente etapa, almeja-se analisar os resultados encontrados nas imersões tanto nacionais quanto internacionais realizadas, levantar pontos de aproximação e de distanciamento da metodologia nas diferentes culturas e identificar quais adaptações, alterações e inovações são necessárias para o acolher a diversidade. Por se tratar de uma pesquisa transdisciplinar, além de buscar qualificar a formação dos profissionais da saúde, visa-se igualmente a especialização de artistas cênicos para ocuparem esse novo campo de atuação profissional: artistas na saúde.

FINANCIAMENTO: PQ1B (CNPq)-Artes

INÍCIO:  agosto 2025

 

Pesquisa em andamento: 

TÍTULO DA PESQUISA: Entre corpos, textos e contextos: linguagens da arte em narrativas de mulheres professoras
RESUMO: Este projeto de pesquisa está alocado no Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e situa-se na temática das "questões de gênero, raça e etnia" da Chamada "LinCAr 2022" da Fapesp. Trata-se de uma pesquisa narrativa que se apoia numa concepção dialógica e sócio-histórica de linguagem e que tem como objetivo primordial compreender como vem se dando o processo de constituição de mulheres - negras, indígenas e brancas - como professoras da educação básica em redes públicas de ensino de diferentes regiões do Brasil, e como esse processo de constituição docente vem sendo atravessado por diferentes formas de linguagem, especialmente aquelas que se manifestam por meio da arte, do corpo, da gestualidade, da expressão corporal. Interessa-nos ouvir essas mulheres professoras e, para tal, vamos convidá-las a tomar a palavra para produzir narrativas orais, escritas e visuais a respeito de suas histórias vividas na pluralidade de experiências entre sujeitos que interagem, que se relacionam e que se comunicam por meio de múltiplas linguagens, especialmente, das linguagens da arte. Nossa intenção é, igualmente, colocar em circulação sentidos acerca das relações de gênero e étnico-raciais com vistas a entender como elas se interseccionam nos processos de constituição docente dessas mulheres professoras. A investigação será conduzida por uma equipe interdisciplinar, com especialidades complementares e com diversificada experiência de pesquisa, composta majoritariamente por mulheres de diferentes instituições brasileiras (abrangendo as cinco regiões do país), além de uma universidade internacional.

FINANCIAMENTO: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

INÍCIO: 2023

 

Pesquisa em andamento: 

TíÍTULO DA PESQUISA: ARTE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: poéticas, estéticas e éticas em ambientes educacionais

RESUMO: O presente projeto busca articular essa hipótese, a saber, de que a arte moderna se refere a objetos externos aos corpos, objetos sem matéria e sem história. Quando muito se fala de materialidade, mas não se remete a discussão aos corpos que fazem experiências em lugares específicos. O projeto também desenvolve a hipótese de que há um movimento contemporâneo, ao menos desde a década de 1960, envolvendo novas práticas artísticas (Performance, Instalação e Intervenção) e mesmo um novo paradigma filosófico, apontando para a necessidade de se tratar de corpos específicos que vivem e habitam lugares também específicos. Nesse sentido, por meio de pesquisa teórica e bibliográfica, também com análises de descrições de experiências e obras artísticas em diferentes contextos educacionais, espera-se refletir sobre a relevância das práticas artísticas contemporâneas como colaboradoras na construção de processos emancipatórios. Espera-se também realizar uma crítica das práticas artísticas consideradas vinculadas aos valores da modernidade/colonialidade, sobretudo conforme vivenciadas nos diferentes ambientes educacionais. Nessa crítica se buscará localizar os possíveis papéis e posicionamentos éticos assumidos por diferentes práticas artísticas nos ambientes educacionais..

Integrantes: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira - Coordenador.

INÍCIO: 2019

 

Pesquisa em andamento: 

TÍTULO DA PESQUISA: Materialidades em transformação. Os tecidos e os bailes entre os Murui-Muina da Amazônia.

RESUMO: Este projeto estudará as artes do tecido e os bailes de maloca dos Murui-Muina, na fronteira amazônica Brasil – Colômbia, como práticas criativas que envolvem materialidades em transformação. O desafio metodológico está orientado por uma pergunta central: que relação existe entre elaborar um cesto e realizar um baile? Para abordar esta pergunta o projeto identifica quatro caminhos etnográficos de investigação: 1- A prática das artes do tecido e as práticas de realização de baile de maloca, mostra que as materialidades envolvidas (fibras, alimentos, corpos) são susceptíveis de transformação. 2- Tecer cestos, tipitis e peneiras, e fazer baile, mobilizam experiências transformadoras de corpos, corpos que experimentam mudanças nos processos de elaboração e execução das práticas. 3 – As artes do tecido e a realização de baile são manifestações de unidade: fibras e corpos entrelaçados que reforçam vínculos e encontros, forças que organizadas compõem unidade. 4 - As formas de espirais e círculos do tecido e das coreografias do baile aludem, comparativamente, à forma que adquire a temporalidade na perspectiva da memória indígena, a forma espiral na qual surgem e desaparecem pessoas armadas e eventos violentos, mas também as respostas locais perante estas experiências no fluxo da história. Estes quatro caminhos de reflexão permitirão orientar o percurso da pesquisa, a busca das respostas e a participação nos debates relacionados com a criação, a transformação, a memória e as lutas comuns. O estudo será desenvolvido a partir da prática etnográfica com o uso da fotografia e vídeo, pautado pela bibliografia antropológica pertinente e tendo a comparação como perspectiva de análise.

FINANCIAMENTO:

INÍCIO: